segunda-feira, 19 de março de 2012

Dormir com luz acesa pode engordar

 


Ficar exposto durante a noite a uma luminosidade persistente e modificar os horários de alimentação leva a um aumento do peso, mesmo que não se coma mais e que se mantenha o nível de atividade física, revelou um estudo realizado com camundongos nos Estados Unidos. "Apesar de não haver nenhuma diferença no grau de atividade física ou na quantidade de comida consumida cotidianamente, os ratos que viveram com luz durante o ciclo noturno engordaram mais que os outros", observou Laura Fonken, pesquisadora de neurologia da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, principal autora do estudo, publicado no site dos Anais da Academia Nacional Americana de Ciências (PNAS).

Os pesquisadores constataram que os ratos submetidos a uma luz fraca durante a noite por oito semanas tinham, ao fim desse período, um índice de massa corporal cerca de 50% superior que o daqueles que viveram um ciclo noturno normal. Dos ratos submetidos a uma luminosidade constante durante a noite, mas com acesso a comida somente durante as horas normais do dia, nenhum ganhou peso.

Os roedores que puderam comer no momento em que queriam durante o ciclo de 24 horas de luz contínua ganharam muito mais peso, apesar de, no total, não terem ingerido mais comida que os animais do grupo de observação. "Há algo na noite que, com a luz, faz com que os ratos comam em horas inadequadas, o que faz com que não metabolizem direito sua comida", explicou Randy Nelson, professor de neurologia e psicologia da Universidade de Ohio e coautor do estudo. "Se essas observações se confirmarem nos humanos, levam a pensar que comer tarde da noite pode representar um risco particular de obesidade", acrescentou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário